quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

QUESTÕES SADIANAS


QUESTÕES SADIANAS
Charles Odevan Xavier

"O mundo existe para me proporcionar 24 horas de prazer e gozo"
Marquês de Sade

A epígrafe deste texto resume toda a filosofia de Marquês de Sade. O escritor francês produziu uma obra controvertida, polêmica e polissêmica, que motivou as interpretações mais diversas. Uns vêem na obra um libelo anticlerical e anárquico, outros pensam o contrário: uma obra em que o liberalismo burguês não consegue esconder uma certa contrição ultra-católica.

Sade precede Stirner no seu individualismo libertino. O mundo que Sade pretende erguer seria uma sociedade de indivíduos livres e libidinosos completamente embriagados pela luxúria sexual e pela gula mais desregrada.De uma certa forma, Sade precede o "além-homem" de Nietzsche.

Quem suportaria uma nação, um continente repleto de homens que querem gozar initerruptamente? Como ficaria o abastecimento? Quem trabalharia, enquanto esses libidinosos experimentam as saliências e reentrâncias pulsantes e latejantes de seus corpos? E quem seriam esses eleitos? Os pobres e miseráveis também poderiam se entregar a lassidão dessa república de prazeres? Ou seria uma cruel e insana tirania a mais a violentar corpos de crianças, alimentando irrefreávies pesadelos pedófilos?

Durkheim e sua teoria das sanções ajuda-nos a entender o porquê dos indivíduos,sob o pesado braço do estado, não poderem dar vazão aos apetites e instintos mais animalescos.

Vivemos em uma sociedade de controle deleuziano alicerçada num pirãmide foucaultiana de olhares. Assim, retomando a utopia totalitária de Orwell, todos vigiam a todos. O pai libidinoso é vigiado pela filha da Legião de Maria. O professor anarquista é denunciado à coordenação da escola católica pelo aluno escoteiro.

O estado de direito é a Lei em que todos os crimes possíveis e imaginários estão prescritos. Como uma imensa rede, a Lei existe para prender e enganchar a todos os desejantes e libertinos. Contra o prazer conjuram juntos o Tribunal, a Prisão e a Religião.

Sade é um território perigoso e fascinante.Tanto que Raoul Vaneigem disse que Sade foi, ao mesmo tempo, o último senhor e um dos primeiros a bradar contra a dominação total do homem.

Nenhum comentário: