sábado, 19 de março de 2011

POR QUE ODEIO FORRÓ E FORROZEIROS


Este texto não tem o rigor de uma tese acadêmica e nem tem a sistematização de dados demográficos de uma pesquisa do IBOPE.É um texto subjetivo mais próximo da crônica, do que do ensaio sociológico super fundamentado.Por isso perdoem os impressionismos pessoais.

Eu odeio o Forró nordestino, o cearense em especial e sua chamada nação forrozeira, por motivos pessoais e ideológicos.

Na verdade eu conheço o universo forrozeiro obliquamente, já que é impossível você, mesmo detestando esse gênero musical execrável, caminhar pelas ruas de Fortaleza sem ser dentro de um ônibus onde se toque as baboseiras dos Aviões do Forró ou ser invadido pelos decíbeis de algum paredão de algum carro encostado em alguma churrascaria a poluir os ouvidos dos que querem dormir ou ficar sossegados.

O leitor já deve ter percebido nessas primeiras linhas um dos motivos pra eu detestar a cultura forrozeira e o seu estilo de vida.A coisa é simples: os forrozeiros ou apreciadores do Forró são pessoas, geralmente, mal educadas que querem impor seu lixo musical dentro dos ônibus ou nas esquinas com seus paredões arrogantes.

Também conheço obliquamente o universo forrozeiro e suas dançarinas vulgares que parecem prostitutas mal pintadas e mal vestidas, pois tenho uma irmã que faz parte dessa tribo.

E tive péssimas experiências com seus amigos e amigas forrozeiras entrando na casa onde moramos e dando um débito de 340 reais de telefone...Sim! as amigas forrozeiras da minha irmã ligando a cobrar para celulares de seus supostos machos.Porque todos sabem o quanto as forrozeiras são irresponsáveis e folgadas.

Ou seja, esse meu texto não conta com uma amostragem estatística e demográfica muito rigorosa. Não se baseia em questionários preenchidos pela ralé forrozeira, mas mais em observações de campo.

Por isso é um texto oblíquo...O que observei do universo mental dos forrozeiros é que eles tem valores diametralmente opostos aos meus.As músicas de Forró valorizam o a figura patriarcalista do machão cachaceiro, cheio de raparigas a disputar seu dinheiro em mesas de bar, disputando engradados de cerveja e restos de pizza gordurosa.

Sendo assim a filosofia do Forró é: "Beber, cair e levantar!".Desse modo, o forró é um estímulo ao alcoolismo, à vulgaridade, a irresponsabilidade, ao machismo, ao sexismo (as letras que falam explicitamente em bucetas), ao consumismo e à homofobia gratuita.É portanto, uma cultura repugnante que merece todo desprezo intelectual.

Você quer um retrato da degradação forrozeira? Pois bem lá vai.As forrozeiras, geralmente mulheres pobres, ficam angustiadas quando não conseguem ter 30 pares de tamancos, 50 tops (ainda que os tops não disfarcem suas banhas ridículas) ou 10 frascos de perfumes caros.Desse modo, as forrozeiras são fúteis e frívolas como sua cultura degradada.

O forró sustenta uma indústria de exploração da figura da mulher, mostrada sempre como num açougue - basta ver a programação forrozeira da TV DIÁRIO para confirmar o que digo empiricamente.E essa degradação da mulher, que de mulher foi reduzida a um objeto burro de super consumo sexual, é a tônica da estética forrozeira que vai das letras até o figurino das obesas dançarinas de forró.

O forró é o ponto alto da degradação que a cultura de massa pode chegar no Brasil.É o primo feio e rico da indústria fonográfica e cultural.Primo rico para os empresários do ramo forrozeiro e motivo de super exploração dos músicos, que topam longas jornadas de trabalho para ganhar alguns centavos com muito esforço.

Bem.Esse texto não pode apontar soluções pro problema, porque enquanto houver capital, valor, mercadoria e trabalho, vai haver degradações cerebrais como o forró do Calcinha Preta.

O ideal é que os músicos de forró subvertem-se o gênero, mas é esperar muito de pessoas que não cultivam o intelectualismo crítico.

21 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto. O ruim, é saber realmente que não tem solução.

Nega disse...

Eu compactuo de suas opiniões.Realmente é uma aberração essa nojeira toda.
É deprimente ver as mulheres se atirando em cima dos homens como se fosses cadelas no cio.É deprimente também ver esses homens se sentindo os maiorais quando são apenas massa de manobra da industria machista brasileira.

blog do evi disse...

Concordo com muita coisa da publicação mas acredito que deveria ter sido feita uma pesquisa musical verdadeiro forró das origens de LUIZ GONZAGA, DOMINGUINHOS, e até mesmo FALAMANSA. Todo ritmo musica sofre com as pessoas com cérebro limitado que compõem variações de ritmos consagrados e dizem que são artistas.A massa que houve esse ritmo, o forró, escrachado e sem sentido, apenas as apaleções sexuais não são apenas as pobres mas sim muitas classes de pessaos sem cultura ou conhecimento de causa independente de sua posição social. Claro que há lixo audiofônico no forró.No entento sugiro que seja feita uma pesquisa entre os artistas de verdade desse gênero musica e veja que forrozeiro não pe só aquela mulhaer de bunda grande que dança numa dessas bandas de lixo, mas sim que lá nas origens existia forró com letra e melodia de verdade.

CARIOCA disse...

o forró que fazem hoje é um lixo sonoro!muito diferente do que LUIZ GONZAGA ,DOMINGUINHOS FAZIA E FAZ!TRASMITINDO SUA CULTURA E TRADIÇÃO.

Unknown disse...

Não gosto nem de Luiz Gonzaga.

Diego disse...

ÓTIMO texto!!!
Mas tem muita gente de classe alta que é tão sem cérebro quanto o povão que, assim como o povão, consome esse lixo audiofônico.

Diego disse...

ÓTIMO texto!!!
Mas tem muita gente de classe alta que é tão sem cérebro quanto o povão que, assim como o povão, consome esse lixo audiofônico.

Anônimo disse...

Parabéns...o forró de hoje é uma porcaria que deveria ser exterminada pra sempre junto com o samba, pagode e axé!!!!!!!

Unknown disse...

Eu sou totalmente a favor com o que foi dito e acrescento mais: grande culpa disso é que o Brasil é um país tradicionalmente burro e promíscuo. Essa tradição, que eu falo, vem das caravelas. A própria Portugal nasceu da promiscuidade, quem estudou um pouco sobre a origem das civilizações, e conhece a origem de Portugal sabe do que estou falando.
Quem não sabe eu digo, Portugal nasceu de colônias árabes na região, era uma terra de comércio e prostituição. O próprio idioma português foi "inventado" para que os árabes não entendessem o que os nativos e escravos estavam falando. Mas isso é outra história...

Parece que essa filosofia ainda perdura no Brasil até os dias de hoje, principalmente aqui no Nordeste, no Ceará.
Ao contrário de hoje, antigamente tínhamos grandes músicos e artistas que consagraram a boa música nacional, inclusive o forró, que nada mais tem a ver com o que se ouve hoje em dia.

Como aqui é um país onde muitos empresários (e eu falo de peixe grande) e até mesmo políticos se beneficiam das folias, micaretas e desses shows de forró ocorrem, a coisa acontece de forma descontrolada mesmo.
"Ah, então quer dizer que a merda tá fudida mesmo então?"
Nã minha opinião o Ministério da Cultura é quem deveria dar um basta nesta merda toda.
Na minha opinião MÚSICAS E VIDEOS, ou qualquer outra coisa que venha a ser gravada e executada PUBLICAMENTE deveria passar por uma rigorosa análise estrutural das letras, principalmente.
Isso afetaria todo mundo, todos os artistas, de todos os estilos musicais mesmo, mas só assim a coisa seria resolvida.
É impressionante como qualquer PORCARIA, com letras de baixa qualidade, incentivando o alcolismo e a pornografia, cai no gosto do BRASILEIRO. E eu não falo só do forró aqui no Ceará não... No Rio temos a bosta do Funk, e agora essa moda criada batizada de "SERTANEJO UNIVERSITÁRIO"...
Deveria ser tudo fiscalizado mesmo, principalmente a mídia fonográfica. Toda faculdade tem a porra de um manual de monografia? Só se entrega a monografia se estiver 100% de acordo com esse manual? Então? músicas deveriam ser analisadas da mesma forma.
.
Como ja foi dito no blog, essas músicas de baixa qualidade valorizam e sustentam o comércio informal e subcultural como a venda de roupas que valorizam a sensualidade (e não é so feminina), paredões de som e acessórios veiculares, que mais atrapalham do que ajudam na condução do veículo, sem falar que quase que hipnoticamente fazem uma lavagem cerebral nas pessoas que estão em fase de formação de caráter...

Bom, eu poderia passar o dia aqui estripando o assunto, mas vou parar.

Obrigado a todos que leram a té o fim, srsrsr e grande abraço!!

Unknown disse...

Brasileiro adora merda, e o forro e prato cheio.

Unknown disse...

Esse texto lavou minha alma, era tudo que eu queria dizer. E digo mais: forrozeiros, pagodeiros, sambeiros e principalmente fankeiros deviam ser todos fuzilados assim vão produzir merda lá no inferno e deixem as pessoas inteligentes em paz.

Cerbero disse...

Você disse tudo, amigo! tenho a mesma opinião e confesso que moro numa cidade que, durante 30 dias, esta praga de lixo sonoro é o que mais se escuta pelas ruas! cultura de cangaço, de gente burra, presa aos valores de um passado que jaz morto! forró é lixo pra vaqueiro, gente que trata os outros na base da peixeira, a tiros, murros! enfim, de antropoides cujos cérebros são um composto de bosta com grosseria do pior tipo! e o que me deixa mais pasmo ainda é ver a mulherada correr atrás dessa gente! sei que há mulheres e mulheres, não podemos generalizar porque assim eu estaria sendo injusto e preconceituoso, porém, chamo-as de putas de beira de estrada! sem estilo e com bosta na cabeça. Ouço as FMs de fora do Estado porque estou cansado de ligar o som e ouvir a voz de um cara de lua com chapéu de couro chamado Santana, e a merda de outra bosta chamado Jorge de Altinho! meu Deus! quanta porcaria e lixo a gente de tolerar e muitas vezes ficamos de mãos atadas! abaixo este lixo sonoro! subcultura, merda, porcaria!

Unknown disse...

Não gosto de forró, não gosto mesmo...

Dalter LS disse...

Me sinto bem aqui.

Unknown disse...

Chupe um paú

Unknown disse...

Estou muito cansado, não suporto mais ouvir forro, e todo dia. Sinto que morri e estou no inferno. Não compreendo como essas pessoas passam o dia ouvindo essas músicas com cantores sem talento e letras musicais ridículas.

Só quero que Deus venha e me tire daqui, pois é de enlouquecer.

Afiliado Dilvugador disse...

A Moda Do Brasil Agora É O Brega Funk E O Piseiro De Teclado.As músicas são horríveis, só putaria,drogas e Cachaça.Nas Rádio Cantas essas porcarias,ainda tenho que aturar uns pessoal mal educado veio do nordeste para morar na minha cidade, não tem um pingo de educação e respeito,colocam o volume do som alto para todos da vizinhança ouvir.Morar perto de nordestino não é fácil,verdadeiro inferno.

Afiliado Dilvugador disse...

Não é fácil, não!Quando moramos Perto De Nordestinos mal educados,piorou,bota o som no último volume

Dani disse...

Sou nordestina e não sou forrozeira, não devemos generalizar, nem todos aqui no Nordeste gostam dessa nojeira em forma de "música". Mas confesso que muitos são mal educados mesmo. Eu mesma já fui discriminada por ser fora do padrão e não gostar dessa porcaria...

Matheus Lira disse...

Me sinto um velho, pois meus parentes de 49 anos amam essas porcarias de Forró, sertanejo, e eu de 22 anos ODEIO ODEIO mesmo e chega ao ponto de me fazer mal esse tipo de música!

Aline disse...

A gente vendo que o post é de 2011 e hoje 12 anos depois pudemos constatar que a coisa que já era ruim hoje é 10x pior. Pois hoje temos essa merda chamada piseiro que faz o Forró de 2011 parecer aceitável. Eu odeio forrozeiros com toda minha alma, pois, são na sua grande maioria uns imbecis que amam querer obrigar a gente a ouvir em toda altura essa diarreia "musical" deles. Não há nada que preste, a melodia irritante, letras idiotas que faz jus aos seus admiradores um bando de acéfalos que só servem pra viver em bar gastando o dinheiro mirrado e se gabando de sei lá o que. Queria morar num lugar onde Forró, sertanojo, funk fossem proibidos.