quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ESQUEMA DA PALESTRA O SAGRADO NA PÓS-MODERNIDADE REALIZADA NO SESC-CE

ESQUEMA DA PALESTRA O SAGRADO NA PÓS-MODERNIDADE Conferencista: Prof. Charles Odevan Xavier Evento: CAFÉ E FILOSOFIA DO SESC-CE EM FORTALEZA QUINTA-FEIRA DIA 9 DE AGOSTO DE 2012 CARACTERÍSTICAS DA PRÉ-MODERNIDADE • Modo de produção artesanal • Vida e moradia em feudos agrários • Trabalho em guildas • Teocentrismo – Deus como sistema de explicação da realidade • Hegemonia da Igreja Católica • Sociedade agrária e pastoril • Sacralização da physis, o mundo natural • Teocracia • Vida Regida pela Providência CARACTERÍSTICAS DA MODERNIDADE • Modo de produção industrial • Vida em aglomerados urbanos • Êxodo rural • Surgimento dos Estados Nações • Trabalho em fábricas • Moradias em subúrbios • Constituição de duas classes antagônicas: proletariado urbano e burguesia industrial • Antropocentrismo – O homem no centro das coisas • Paradigma Cartesiano-newtoniano • Secularismo – Perda de autoridade da(s) Igreja(s) • Sociedade Industrial • Fordismo • Pleno emprego • Desencantamento do mundo • Dessacralização da physis; o mundo natural se torna uma mercadoria • Laicização do Estado e do Direito CARACTERÍSTICAS DA PÓS-MODERNIDADE – Período também nomeado de modernidade tardia (Habermas), hipermodernidade (Lipovetsky), capitalismo tardio (Jameson). • Modo de produção pós-industrial (?) • Vida em grandes centros-megalópolis • Êxodo urbano • Trabalho no setor de serviços – por exemplo: call center, telemarketing; em casa ou até no cyberespaço. • Paradigma holístico • Sociedade da informação, do conhecimento. • Capitalismo transnacional • Toyotismo/Reengenharia/Qualidade Total • Constituição do novo proletariado: subcontratado, precarizado ou subempregado - o que Karl Marx chamou de lumpenproletariado. • Surgimento de novos atores sociais (movimento negro, gay, imigração, ecológico, entre outros) • Surgimento de novos religares: neo-pentecostalismo, espiritualidade new age. • Ressacralização da physis (?) • Reencantamento do mundo (?) 1. Conceito de Sagrado "A Religião existe para que o mundo tenha sentido" Rubem Alves "A Religião é um sistema de sentido" Luiz Felipe Pondé "(...)para o Homo religiosus o Mundo não é mudo nem opaco, não é uma coisa inerte, sem objetivo e sem significado; o Cosmos vive e fala." Mircea Eliade O sagrado se relaciona com a santidade. Santidade é, em geral, o estado de ser santo (percebido pelos religiosos como os indivíduos associados com o divino) ou sagrados (considerados dignos de respeito e devoção espiritual, ou que inspiram temor ou reverência entre os crentes em um determinado conjunto de ideias espirituais) . Em outros contextos, os objetos são muitas vezes considerados santos 'ou' sagrados, se utilizado para fins espirituais, como o culto dos deuses ou serviço. Estes termos também podem ser usados em um contexto não-espiritual ou semi-espiritual ( "sagradas verdades", em uma constituição). Muitas vezes, é atribuída a pessoas ( "um homem santo" de profissão religiosa, "santo profeta", que é venerada por seus seguidores), objetos ( "sagrado artefato" que alguém adorava), tempos ( "dias santos" da introspecção espiritual, tais como durante os feriados relgiosos), ou lugares ( "solo sagrado", "lugar sagrado"). 2. Etimologia A palavra "sagrado" provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder. Como também vem do termos latino'sanctus', separado. Em hebraico há o termo equivalente 'kadosh', separado. Aquilo que se difere do ordinário, do comum, do mundano, do profano (Luis Felipe Pondé). Foi geralmente concebido especialmente, como referindo-se à área em torno de um templo. Já o termo santo vem de sanctus, significando "que tem caráter sagrado, augusto, venerando, inviolável, respeitável, purificador".

Nenhum comentário: