Blog de crítica cultural e criação poética. Propõe o controle social da produção em escala transnacional.Questiona a sociedade pautada pelo dinheiro, valor, trabalho, representação política, capital, mercadoria, estado e outras categorias imanentes à sociedade produtora de mercadorias. Exibe exegese bíblica não-cristã para descristianizar as subjetividades.Exibe pesquisas sobre sistemas simbólicos das religiões da diáspora negra.Exibe estudos LGBTT numa abordagem anarco-punk queer.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
ESQUEMA DA PALESTRA O SAGRADO NA PÓS-MODERNIDADE REALIZADA NO SESC-CE
ESQUEMA DA PALESTRA O SAGRADO NA PÓS-MODERNIDADE
Conferencista: Prof. Charles Odevan Xavier
Evento: CAFÉ E FILOSOFIA DO SESC-CE EM FORTALEZA QUINTA-FEIRA DIA 9 DE AGOSTO DE 2012
CARACTERÍSTICAS DA PRÉ-MODERNIDADE
• Modo de produção artesanal
• Vida e moradia em feudos agrários
• Trabalho em guildas
• Teocentrismo – Deus como sistema de explicação da realidade
• Hegemonia da Igreja Católica
• Sociedade agrária e pastoril
• Sacralização da physis, o mundo natural
• Teocracia
• Vida Regida pela Providência
CARACTERÍSTICAS DA MODERNIDADE
• Modo de produção industrial
• Vida em aglomerados urbanos
• Êxodo rural
• Surgimento dos Estados Nações
• Trabalho em fábricas
• Moradias em subúrbios
• Constituição de duas classes antagônicas: proletariado urbano e burguesia industrial
• Antropocentrismo – O homem no centro das coisas
• Paradigma Cartesiano-newtoniano
• Secularismo – Perda de autoridade da(s) Igreja(s)
• Sociedade Industrial
• Fordismo
• Pleno emprego
• Desencantamento do mundo
• Dessacralização da physis; o mundo natural se torna uma mercadoria
• Laicização do Estado e do Direito
CARACTERÍSTICAS DA PÓS-MODERNIDADE – Período também nomeado de modernidade tardia (Habermas), hipermodernidade (Lipovetsky), capitalismo tardio (Jameson).
• Modo de produção pós-industrial (?)
• Vida em grandes centros-megalópolis
• Êxodo urbano
• Trabalho no setor de serviços – por exemplo: call center, telemarketing; em casa ou até no cyberespaço.
• Paradigma holístico
• Sociedade da informação, do conhecimento.
• Capitalismo transnacional
• Toyotismo/Reengenharia/Qualidade Total
• Constituição do novo proletariado: subcontratado, precarizado ou subempregado - o que Karl Marx chamou de lumpenproletariado.
• Surgimento de novos atores sociais (movimento negro, gay, imigração, ecológico, entre outros)
• Surgimento de novos religares: neo-pentecostalismo, espiritualidade new age.
• Ressacralização da physis (?)
• Reencantamento do mundo (?)
1. Conceito de Sagrado
"A Religião existe para que o mundo tenha sentido"
Rubem Alves
"A Religião é um sistema de sentido"
Luiz Felipe Pondé
"(...)para o Homo religiosus o Mundo não é mudo nem opaco, não é uma coisa inerte, sem objetivo e sem significado; o Cosmos vive e fala."
Mircea Eliade
O sagrado se relaciona com a santidade. Santidade é, em geral, o estado de ser santo (percebido pelos religiosos como os indivíduos associados com o divino) ou sagrados
(considerados dignos de respeito e devoção espiritual, ou que inspiram temor ou reverência entre os crentes em um determinado conjunto de ideias espirituais) . Em outros contextos, os objetos são muitas vezes considerados santos 'ou' sagrados, se utilizado para fins espirituais, como o culto dos deuses ou serviço. Estes termos também podem ser usados em um contexto não-espiritual ou semi-espiritual ( "sagradas verdades", em uma constituição). Muitas vezes, é atribuída a pessoas ( "um homem santo" de profissão religiosa, "santo profeta", que é venerada por seus seguidores), objetos ( "sagrado artefato" que alguém adorava), tempos ( "dias santos" da
introspecção espiritual, tais como durante os feriados relgiosos), ou lugares ( "solo sagrado", "lugar sagrado").
2. Etimologia
A palavra "sagrado" provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder. Como também vem do termos latino'sanctus', separado. Em hebraico há o termo equivalente 'kadosh', separado. Aquilo que se difere do ordinário, do comum, do mundano, do profano (Luis Felipe Pondé).
Foi geralmente concebido especialmente, como referindo-se à área em torno de um templo. Já o termo santo vem de sanctus, significando "que tem caráter sagrado, augusto, venerando, inviolável, respeitável, purificador".
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